Avançar para o conteúdo principal

Como prevenir complicações na cirurgia plástica: segurança e tecnologia como aliadas

 Hospital São Rafael destaca os cuidados essenciais e os avanços tecnológicos que tornam os procedimentos estéticos mais seguros e eficientes

 

Crédito - divulgação Hospital São Rafael

A cirurgia plástica, seja para fins estéticos ou reparadores, tem sido cada vez mais buscada por quem deseja melhorar a autoestima ou corrigir aspectos físicos. Com os avanços tecnológicos e médicos, esses procedimentos tornaram-se mais seguros, menos invasivos e com recuperação mais rápida. No entanto, a segurança do paciente depende não apenas da tecnologia empregada, mas também de uma série de cuidados prévios e escolhas conscientes.

Pesquisas mostram que entre 4 e 10% das cirurgias plásticas podem resultar em complicações, como parada cardiorrespiratória, embolia pulmonar, hemorragias e reações alérgicas. "Esses números reforçam a importância de um planejamento adequado, da escolha de profissionais capacitados e de hospitais com infraestrutura completa, como o Hospital São Rafael", destaca a diretora executiva do Hospital São Rafael, Flávia Nápoles.

"A cirurgia plástica é um marco na vida de muitos pacientes e, por isso, segurança deve ser prioridade. No Hospital São Rafael, trabalhamos com tecnologias de última geração e uma equipe especializada para garantir que cada procedimento seja conduzido com excelência e com o máximo cuidado para o paciente", afirma a diretora executiva.

Cuidados essenciais:

Para prevenir complicações, tanto pacientes quanto equipes médicas devem seguir protocolos rigorosos. Entre as principais recomendações estão:

  • Escolha do hospital e do profissional: optar por hospitais com equipamentos modernos e suporte avançado para emergências e por cirurgiões plásticos certificados.

  • Preparo do paciente: informar detalhadamente ao médico sobre condições de saúde, medicamentos utilizados e hábitos, como o tabagismo.

  • Exames pré-operatórios: realizar check-ups completos para avaliar a aptidão do paciente para a cirurgia.

O Hospital São Rafael se destaca nesse contexto por oferecer tecnologia de ponta, equipe multidisciplinar altamente qualificada e protocolos de segurança que seguem os padrões mais elevados. "Aqui, nossos pacientes têm a tranquilidade de saber que estão sendo cuidados por profissionais experientes, com acesso a equipamentos modernos e um ambiente seguro para qualquer intercorrência", explica.

A busca por resultados satisfatórios na cirurgia plástica começa antes mesmo da operação. Escolher um hospital confiável, seguir as orientações médicas e estar ciente dos cuidados no pré e pós-operatório são passos fundamentais para reduzir riscos e garantir um procedimento tranquilo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Médica mineira é palestrante confirmada em Congresso em Bogotá, na Colômbia

Créditos: Divulgação/Consolação Oliveira Rejuvenescimento e longevidade por meio da modulação dos neurotransmissores. É para falar sobre esse assunto que a médica mineira Consolação Oliveira desembarca em Bogotá, na Colômbia, para participar do IV Congresso Intercontinental de Medicina Antienvelhecimento e Estética Médica. Entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março, o evento reunirá médicos de todo o mundo especializados no envelhecimento saudável. Especialista em nutrologia, fisiologia hormonal e medicina ortomolecular, Consolação Oliveira falará sobre a importância e o impacto de modular os neurotransmissores para aumentar a longevidade e os tratamentos para garantir uma vida mais longa e saudável. “A expectativa de vida no mundo cresce a cada dia e hoje já temos a possibilidade de chegarmos aos 100 anos conscientes, orientados no tempo e no espaço e caminhando com nossos próprios pés sem precisar de ‘um terceiro’ (como a bengala)”, garante a médica. A palestra acontece na manhã do d...

Determinante para resultado, pré-operatório deve ser seguido à risca antes de cirurgia estética

Crédito - Freepik Quem está na iminência de passar por um procedimento estético deve manter a atenção a todas as recomendações médicas que precedem à cirurgia. Pode não parecer, mas o chamado pré-operatório tem papel crucial não apenas para a segurança do procedimento como também para otimizar os resultados. Por isso, o alerta dos cirurgiões plásticos é uníssono: todo paciente precisa obedecer a todas as orientações antes de ir para a mesa de cirurgia. Na prática, isto significa passar por uma avaliação médica completa, inclusive na entrega dos exames solicitados, como de sangue, eletrocardiograma ou algum outro que seja necessário, como radiografia, por exemplo. “Esses exames são praxe antes de muitas cirurgias plásticas porque nos dão informações muito importantes a respeito do paciente. E quanto mais informações o médico tiver na hora do procedimento, mais seguro ele passa a ser”, explica o cirurgião-plástico Felipe Villaça. Além dos exames, o cirurgião pode solicitar que o paciente...

Brasil é segundo lugar do mundo em procedimentos estéticos

Mercado brasileiro está atrás apenas dos EUA, mas quantidade de profissionais e estabelecimentos credenciados exige mais critérios por parte do paciente Crédito - Divulgação/Hospital São Rafael No ranking da busca pela beleza, o Brasil só perde para os Estados Unidos. Por aqui, foram mais de 2,9 milhões de procedimentos realizados em 2022, segundo a Pesquisa Global sobre Procedimentos Estéticos/Éticos, da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps, na sigla em inglês). O país norte-americano, líder do levantamento, foi palco de 7,4 milhões de todas as cirurgias, o equivalente a 22% do total. Por aqui, a procura corresponde a 8,9% dos 33 milhões de procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos com foco em mudanças estéticas. Outro dado que chama a atenção é que, no cenário global, a imensa maioria do público interessado nesses procedimentos é composto por mulheres, que correspondem a 85,7% dos pacientes. Para Felipe Villaça, médico especialista em cirurgia plástica e Diret...