A relação entre o mês de março e as mulheres traz uma simbiose quase que instantânea lembrada pela sociedade. A passagem do Dia Internacional da Mulher, no dia 8, remete à luta feminina por respeito e equidade. Mas é o momento também de lembrar do Março Lilás, que faz referência às campanhas de prevenção ao câncer de colo de útero. Um mal que, no Brasil, levou 6.627 mulheres à morte em 2020, segundo dados do Ministério da Saúde.
O próprio órgão estima que, somente entre 2023 e 2025, serão 17 mil novos casos no Brasil. O principal causador do tumor é o papilomavírus humano (HPV), que provoca infecções através de relações sexuais. “A partir do momento em que a mulher contrai o HPV, seu sistema imunológico automaticamente tenta combater o vírus. Quando não consegue eliminá-lo, ele começa a produzir células anormais na região uterina, saindo de um estágio pré-cancerígeno para cancerígeno”, explica o Dr. Celso di Lascio, médico da operadora de planos de saúde You Saúde.
Por isso, a operadora vem desenvolvendo campanhas de conscientização das mulheres em torno do câncer. “O câncer de colo de útero nos oferece a vantagem de se desenvolver lentamente, mas isso não significa que o diagnóstico pode ser tardio. Quanto mais rápido ele for identificado, mais fácil será o tratamento. O problema é que nem todas as mulheres tem essa consciência, e muitas perdem a luta contra o tumor porque preferem não reagir, mesmo diante de alguns sintomas que podem ser associados ao câncer”, explica.
Dentre os sintomas, explica, estão sangramentos irregulares e dores uterinas, que acabam provocando confusão com outros problemas aparentemente menos graves. A orientação do médico da You Saúde é que as mulheres façam o exame preventivo. “É um procedimento simples e indolor, feito através do papanicolau. Ele é capaz de identificar células anormais na região do colo do útero. A partir do resultado positivo, oferecer ao profissional o caminho mais adequado para o tratamento precoce”, explica.
Tratamento depende do diagnóstico
O Dr. Celso di Lascio esclarece que o diagnóstico precoce traz indícios que vão além da possível presença de tumor na região uterina. “Quanto mais rápido se obtiver esse resultado, mais eficaz tende a ser o tratamento. E ele pode ser desde uma vacina contra o HPV, passando por uma cirurgia ou mesmo radioterapia e quimioterapia. É a atenção da mulher à prevenção que será determinante para o tratamento”, alerta.
Por isso, ele reforça a atenção às campanhas do Março Lilás, mas enfatiza que esse é um esforço que precisa ser contínuo. “Não é uma luta só para o mês de março nem para este ano. Milhares de mulheres morrem todos os anos por conta de tumores no colo de útero porque não se permitiram realizar os exames preventivos a tempo. O Março Lilás é importante, mas ele só trará resultados se conseguir de fato sensibilizar as mulheres de que suas vidas podem estar sob risco”, conclui.
Serviços extras vão desde estacionamento exclusivo a aplicativo para atividade física em casa e doses diárias de pós-treino e whey Crédito: divulgação Allp Fit O setor de academias avançou bastante no Brasil nos últimos anos. Atualmente, são mais de 32 mil estabelecimentos, de acordo com a Cortex, empresa que atua com inteligência de vendas B2B na América Latina. Depois de dois anos turbulentos em razão da pandemia, quando muitas empresas do setor fecharam as portas, a retomada indica um alto crescimento em comparação com 2019, antes do período de isolamento. “A diferença deste momento é que o setor avançou muito na prestação do serviço, que ficou bem mais completo. E é nisso que estamos bastante engajados”, conta Anderson Franco, empreendedor que fundou a rede de academias Allp Fit. Para alcançar o público, a marca oferece uma variedade de produtos e serviços que influenciam na escolha dos usuários, fortalecendo o sucesso da empresa. “Há alguns anos, quesitos como localização, pre
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