Avançar para o conteúdo principal

Onda de calor: alta temperatura é alerta para idosos e crianças

 

Créditos: Freepik


Pessoas desse grupo são potencialmente mais suscetíveis aos efeitos do calor extremo


As mudanças na interação entre a superfície oceânica e a baixa atmosfera têm consequências no tempo e no clima em diferentes partes do planeta. Esse é o efeito do fenômeno El Niño, que impulsiona a ocorrência e intensidade das ondas de calor no país e tem feito os brasileiros vivenciarem recordes de temperaturas fora do comum. Em algumas regiões os termômetros chegaram a marcar 40ºC, com sensações térmicas beirando os 60ºC, como aconteceu na cidade do Rio de Janeiro. Junto ao calor extremo, surgem sintomas associados a quadros de pressão baixa, desidratação, queimaduras solares e acidentes cardíacos, que podem afetar, principalmente, idosos e crianças.

Temperaturas extremas foram responsáveis por quase 6% das mortes, cerca de 900 mil pessoas, em cidades da América Latina. É o que diz o estudo “Salud Urbana em América Latina” (Salurbal), publicado em 2022 pela revista Nature. A pesquisa teve a participação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade de São Paulo (USP) e analisou a relação entre dias quentes e frios com a mortalidade em 326 cidades de nove países latinos.

Em dias mais quentes, é importante que todos redobrem os cuidados com a saúde. Porém, os idosos e as crianças são potencialmente mais suscetíveis aos efeitos adversos da elevação de temperatura corporal e têm um risco maior de desidratação. É o que explica o Dr. Celso di Lascio, médico da operadora de planos de saúde You Saúde.

“Estar exposto a altas temperaturas, sobretudo no auge do calor, entre 10h e 16h, pode causar alterações no organismo que oferecem risco a esses grupos com saúde mais fragilizada, como idosos e crianças. Especificamente neste grupo, é comum ocorrer uma situação de hipertermia, queimaduras na pele, por conta dos raios solares, e quadros de desidratação”, relata o Dr. Celso di Lascio.

Nesse período de dias muito quentes, é indiscutível a necessidade de se manter hidratado e usar filtro solar. Mas, ainda existem outros cuidados essenciais. Dr. Celso di Lascio relata, ainda, que uma alimentação saudável e a mudança de alguns hábitos são importantes para o bem-estar e o bom funcionamento do corpo em dias de calor.

“Ter uma alimentação rica em frutas e legumes, evitar o consumo de álcool, porque pode contribuir com a desidratação, evitar atividades físicas com exposição ao sol e usar roupas leves, por exemplo, são de extrema importância. E diante de qualquer sintoma de insolação, como tontura, náusea, vômito e confusão mental, deve-se procurar um médico imediatamente”, afirma o médico.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Allp Fit inova ao oferecer serviços que ampliam experiência do usuário

  Serviços extras vão desde estacionamento exclusivo a aplicativo para atividade física em casa e doses diárias de pós-treino e whey ‌ Crédito: divulgação Allp Fit O setor de academias avançou bastante no Brasil nos últimos anos. Atualmente, são mais de 32 mil estabelecimentos, de acordo com a Cortex, empresa que atua com inteligência de vendas B2B na América Latina. Depois de dois anos turbulentos em razão da pandemia, quando muitas empresas do setor fecharam as portas, a retomada indica um alto crescimento em comparação com 2019, antes do período de isolamento. “A diferença deste momento é que o setor avançou muito na prestação do serviço, que ficou bem mais completo. E é nisso que estamos bastante engajados”, conta Anderson Franco, empreendedor que fundou a rede de academias Allp Fit. Para alcançar o público, a marca oferece uma variedade de produtos e serviços que influenciam na escolha dos usuários, fortalecendo o sucesso da empresa. “Há alguns anos, quesitos como localização, pre

Implante zigomático traz nova alternativa na implantodontia

  Técnica é benéfica para pacientes que sofreram perda óssea maxilar Crédito: Freepik Implantes dentários têm se tornado uma solução cada vez mais popular para a substituição de dentes perdidos, proporcionando tanto benefícios estéticos quanto funcionais. Anualmente, no Brasil, são realizados pelo menos 800 mil procedimentos e colocados cerca de 2,4 milhões de próteses dentárias, segundo a  Associação Brasileira de Dispositivos Médicos (Abimo) , que representa os fabricantes do setor. Assim, a técnica de implante zigomático chega como uma alternativa que pode transformar a vida de pacientes. Na odontologia moderna, os implantes zigomáticos podem oferecer uma solução eficaz para pacientes com perda óssea severa na região maxilar. Esses implantes, que são ancorados no osso zigomático, em vez do osso maxilar tradicional, permitem a reabilitação oral mesmo em casos em que a quantidade óssea é insuficiente para suportar implantes convencionais. É o que explica o cirurgião-dentista Dr. Paulo

You Saúde é reconhecida como um bom local para se trabalhar

  Crédito: Freepik O leque de opções de planos de saúde no Brasil é vasto, de modo que exige uma pesquisa bastante minuciosa por parte dos clientes. De modo geral, as recomendações são para que o interessado analise a rede de atendimento, a cobertura do plano, as especialidades disponíveis e a carência exigida para cada tipo de serviço. Mas um aspecto nem sempre perceptível é o grau de satisfação dos profissionais que trabalham pela operadora de saúde. Quanto mais satisfeitos, maior é a vontade dos colaboradores de vestir a camisa da empresa e de entregar o máximo de esforço em favor dos clientes. Um mérito que a operadora de planos de saúde You Saúde conquistou rapidamente desde que foi fundada, em 2020. Em apenas três anos, a organização foi classificada para entrar no ranking GPTW BR 2023 como importante referência para o mercado de trabalho nacional. A sigla GPTW vem do nome Great Place to Work – Melhores empresas para trabalhar, na tradução –, cuja análise é feita nos âmbitos naci