Avançar para o conteúdo principal

Mamoplastia pode superar impacto pela retirada do seio em razão de câncer de mama

 

Crédito: Freepik

O mês de conscientização e combate ao câncer de mama chegou. O Outubro Rosa tornou-se símbolo de uma cicatriz que atinge muitas mulheres submetidas à mastectomia. A retirada total ou parcial do seio acaba sendo o destino de boa parte das pessoas que sofrem com o câncer nessa região, e os efeitos vão além do aspecto físico. Há casos em que a cirurgia leva até mesmo a depressão e ansiedade.

Mas a realidade não precisa ser tão dura com as mulheres. A luta para retomar a vida e o orgulho do próprio corpo pode ser reforçada pela mamoplastia de aumento, como é chamado o procedimento de implante de silicone. “Nestes casos, o implante vai muito além da questão estética. E essa vem sendo uma grande descoberta entre mulheres mastectomizadas. Em se tratando de quem acabou de vencer um round na batalha contra o câncer de mama, sentir-se novamente bem com o próprio corpo é um presente”, explica Lucas Rezende, sócio e cirurgião da FVG Cirurgia Plástica.

Segundo ele, há muitos estudos nos campos da psicologia, da enfermagem e da medicina atestando justamente a retomada da autoestima em mulheres que fizeram a implantação de silicone após passarem pela remoção de um dos seios. O cirurgião-plástico atenta que há benefícios extras quando se trata do implante nessas circunstâncias. “A prótese permite alcançar um nível de simetria corporal até superior à de antes da mastectomia, e isso abre a possibilidade de que a mulher venha a se sentir até mais satisfeita com os seios. É um aliado poderoso para recuperar seu bem-estar e sua saúde emocional”, afirma.

Há ainda a vantagem de que o silicone é um material bem aceito pelo organismo, o que permite, em muitos casos, realizar sua implantação na mesma cirurgia de mastectomia. Entretanto, essa é uma decisão que compete somente ao médico. “Para os casos em que a mamoplastia não é viável de forma tão rápida, é adequado aguardar por um período de pelo menos três meses. É o tempo médio necessário para a recuperação da área submetida à cirurgia. Porém, se for necessário que a paciente também passe por sessões de radioterapia, o procedimento só deve ser feito seis meses após a última sessão”, explica.

Já a reconstrução dos mamilos e da aréola, geralmente retirados na mastectomia, também podem ser reconstruídos a partir de tecidos de outras partes do corpo ou até mesmo da região dos seios. “Mas esta é somente uma segunda etapa, cujos resultados também são satisfatórios. O primeiro passo é o mais importante, que é a reconstrução da mama. Isso ajuda a explicar por que a implantação do silicone não para de crescer no Brasil”, analisa. “Vale a pena buscar recursos que elevem a autoestima, e sem dúvida a mamoplastia é um desses meios”, conclui o cirurgião.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Allp Fit inova ao oferecer serviços que ampliam experiência do usuário

  Serviços extras vão desde estacionamento exclusivo a aplicativo para atividade física em casa e doses diárias de pós-treino e whey ‌ Crédito: divulgação Allp Fit O setor de academias avançou bastante no Brasil nos últimos anos. Atualmente, são mais de 32 mil estabelecimentos, de acordo com a Cortex, empresa que atua com inteligência de vendas B2B na América Latina. Depois de dois anos turbulentos em razão da pandemia, quando muitas empresas do setor fecharam as portas, a retomada indica um alto crescimento em comparação com 2019, antes do período de isolamento. “A diferença deste momento é que o setor avançou muito na prestação do serviço, que ficou bem mais completo. E é nisso que estamos bastante engajados”, conta Anderson Franco, empreendedor que fundou a rede de academias Allp Fit. Para alcançar o público, a marca oferece uma variedade de produtos e serviços que influenciam na escolha dos usuários, fortalecendo o sucesso da empresa. “Há alguns anos, quesitos como localização, pre

Implante zigomático traz nova alternativa na implantodontia

  Técnica é benéfica para pacientes que sofreram perda óssea maxilar Crédito: Freepik Implantes dentários têm se tornado uma solução cada vez mais popular para a substituição de dentes perdidos, proporcionando tanto benefícios estéticos quanto funcionais. Anualmente, no Brasil, são realizados pelo menos 800 mil procedimentos e colocados cerca de 2,4 milhões de próteses dentárias, segundo a  Associação Brasileira de Dispositivos Médicos (Abimo) , que representa os fabricantes do setor. Assim, a técnica de implante zigomático chega como uma alternativa que pode transformar a vida de pacientes. Na odontologia moderna, os implantes zigomáticos podem oferecer uma solução eficaz para pacientes com perda óssea severa na região maxilar. Esses implantes, que são ancorados no osso zigomático, em vez do osso maxilar tradicional, permitem a reabilitação oral mesmo em casos em que a quantidade óssea é insuficiente para suportar implantes convencionais. É o que explica o cirurgião-dentista Dr. Paulo

You Saúde é reconhecida como um bom local para se trabalhar

  Crédito: Freepik O leque de opções de planos de saúde no Brasil é vasto, de modo que exige uma pesquisa bastante minuciosa por parte dos clientes. De modo geral, as recomendações são para que o interessado analise a rede de atendimento, a cobertura do plano, as especialidades disponíveis e a carência exigida para cada tipo de serviço. Mas um aspecto nem sempre perceptível é o grau de satisfação dos profissionais que trabalham pela operadora de saúde. Quanto mais satisfeitos, maior é a vontade dos colaboradores de vestir a camisa da empresa e de entregar o máximo de esforço em favor dos clientes. Um mérito que a operadora de planos de saúde You Saúde conquistou rapidamente desde que foi fundada, em 2020. Em apenas três anos, a organização foi classificada para entrar no ranking GPTW BR 2023 como importante referência para o mercado de trabalho nacional. A sigla GPTW vem do nome Great Place to Work – Melhores empresas para trabalhar, na tradução –, cuja análise é feita nos âmbitos naci