Avançar para o conteúdo principal

CAR-T Cell: técnica é esperança para tratamento de câncer no sangue

 Tratamento é recomendado em pacientes com leucemia linfoblástica, linfoma não Hodgkin e mieloma múltiplo refratários à quimioterapia convencional

Crédito: Freepik


O CAR-T Cell é uma técnica relativamente nova no mundo, mas que já apresenta bons resultados, inclusive, com propostas de cura. Conhecida também como CAR-T, o tratamento consiste na alteração das células T do paciente em um laboratório com o objetivo de reconhecer e combater as células do câncer. O termo “CAR” refere-se a um receptor de antígeno quimérico (chimeric antigen receptor, em inglês). Já o “T” vem de linfócitos T, que são as células do sangue responsáveis pelo combate a infecções e alguns tipos de câncer. Atualmente, o procedimento já é adotado nos Estados Unidos e em outros países para tratar o mieloma múltiplo, linfomas e leucemias avançadas como último recurso.

No Brasil, o primeiro caso de uso da técnica ocorreu em 2019. O aposentado Vamberto Castro, à época com 62 anos, estava com linfoma em estado grave e sem resposta aos tratamentos convencionais. Cerca de 20 dias após o CAR-T Cell, o paciente já apresentou melhora. Os exames passaram a mostrar que as células cancerígenas desapareceram. No fim do mesmo ano, o paciente faleceu em decorrência de um acidente doméstico, não tendo completado o tratamento.

Vendo e estudando a eficácia do tratamento, o médico hematologista Guilherme Muzzi resolveu se aprofundar mais no método. Então, agora em 2023, ele decidiu fazer o curso de CAR-T Cell, na Europa. Foram aproximadamente seis meses de estudos, com o acompanhamento de cerca de 50 pacientes adultos, além de muito aprendizado. “Tive a oportunidade de trabalhar com médicos de referência em CAR-T Cell na Europa e aprender na prática essa nova técnica. Tenho certeza de que é uma grande esperança para as pessoas que já tentaram de tudo no tratamento do câncer e ainda não obtiveram sucesso”, destaca o médico.

O hematologista explica que o procedimento é relativamente simples e muito eficaz. “O processo começa com a coleta de linfócitos T do sangue do próprio paciente com câncer por meio de uma máquina. Em seguida, eles são geneticamente modificados para expressar um receptor quimérico, que lhes confere a capacidade de reconhecer e atacar especificamente as células cancerígenas. É como equipar as células do sistema imunológico do paciente com um detector de alvo especializado. Essa técnica é muito eficiente e tem apresentado resultados surpreendentes”, conta.

“Podemos dizer que o CART- Cell é um dos maiores avanços no tratamento do câncer dos últimos anos”, comemora o hematologista.

Efeitos colaterais

“Como todo tratamento contra o câncer, o CAR-T Cell não é diferente. Ele pode apresentar reações. Entre elas, febre, queda da pressão arterial e confusão mental, que às vezes precisam ser tratadas em uma unidade de terapia intensiva. Em alguns casos o paciente precisa, inclusive, tomar remédios por um longo período para melhorar a imunidade”, explica Muzzi.

Próximos passos

O médico explica que o tratamento ainda é muito caro e o desafio é que o procedimento se torne cada vez mais acessível. “Atualmente o custo do tratamento com CAR-T Cell é de cerca de R$ 2 milhões e 500 mil reais, mas tenho certeza de que daqui a um tempo ele ficará mais acessível para a população brasileira. Estou trabalhando junto ao Hospital Felício Rocho para implantarmos essa terapia e tenho certeza de que em breve a nossa unidade estará ofertando o serviço para a população”, conclui o médico.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Allp Fit inova ao oferecer serviços que ampliam experiência do usuário

  Serviços extras vão desde estacionamento exclusivo a aplicativo para atividade física em casa e doses diárias de pós-treino e whey ‌ Crédito: divulgação Allp Fit O setor de academias avançou bastante no Brasil nos últimos anos. Atualmente, são mais de 32 mil estabelecimentos, de acordo com a Cortex, empresa que atua com inteligência de vendas B2B na América Latina. Depois de dois anos turbulentos em razão da pandemia, quando muitas empresas do setor fecharam as portas, a retomada indica um alto crescimento em comparação com 2019, antes do período de isolamento. “A diferença deste momento é que o setor avançou muito na prestação do serviço, que ficou bem mais completo. E é nisso que estamos bastante engajados”, conta Anderson Franco, empreendedor que fundou a rede de academias Allp Fit. Para alcançar o público, a marca oferece uma variedade de produtos e serviços que influenciam na escolha dos usuários, fortalecendo o sucesso da empresa. “Há alguns anos, quesitos como localização, pre

Implante zigomático traz nova alternativa na implantodontia

  Técnica é benéfica para pacientes que sofreram perda óssea maxilar Crédito: Freepik Implantes dentários têm se tornado uma solução cada vez mais popular para a substituição de dentes perdidos, proporcionando tanto benefícios estéticos quanto funcionais. Anualmente, no Brasil, são realizados pelo menos 800 mil procedimentos e colocados cerca de 2,4 milhões de próteses dentárias, segundo a  Associação Brasileira de Dispositivos Médicos (Abimo) , que representa os fabricantes do setor. Assim, a técnica de implante zigomático chega como uma alternativa que pode transformar a vida de pacientes. Na odontologia moderna, os implantes zigomáticos podem oferecer uma solução eficaz para pacientes com perda óssea severa na região maxilar. Esses implantes, que são ancorados no osso zigomático, em vez do osso maxilar tradicional, permitem a reabilitação oral mesmo em casos em que a quantidade óssea é insuficiente para suportar implantes convencionais. É o que explica o cirurgião-dentista Dr. Paulo

You Saúde é reconhecida como um bom local para se trabalhar

  Crédito: Freepik O leque de opções de planos de saúde no Brasil é vasto, de modo que exige uma pesquisa bastante minuciosa por parte dos clientes. De modo geral, as recomendações são para que o interessado analise a rede de atendimento, a cobertura do plano, as especialidades disponíveis e a carência exigida para cada tipo de serviço. Mas um aspecto nem sempre perceptível é o grau de satisfação dos profissionais que trabalham pela operadora de saúde. Quanto mais satisfeitos, maior é a vontade dos colaboradores de vestir a camisa da empresa e de entregar o máximo de esforço em favor dos clientes. Um mérito que a operadora de planos de saúde You Saúde conquistou rapidamente desde que foi fundada, em 2020. Em apenas três anos, a organização foi classificada para entrar no ranking GPTW BR 2023 como importante referência para o mercado de trabalho nacional. A sigla GPTW vem do nome Great Place to Work – Melhores empresas para trabalhar, na tradução –, cuja análise é feita nos âmbitos naci