freepik |
Muita gente costuma associar a saúde à cura de uma doença, a uma internação ou aos atendimentos de urgência e emergência dos hospitais. Mas nem todo mundo se dá conta de que os profissionais estão mais atentos à prevenção do que à remediação. Na prática, isto deve significar uma preocupação maior com os check-ups. São esses atendimentos que garantem, efetivamente, a saúde do paciente.
Entre os procedimentos que compõem o check-up estão as consultas regulares e os exames de sangue, de urina e de fezes, o eletrocardiograma, a aferição da pressão arterial, dentre outros tantos. Tudo depende da especialidade. Mas o fato é que são eles que reúnem as informações que permitem ao profissional observar como está a saúde da pessoa.
“Os exames e as consultas é que mostram o quadro de saúde do paciente, não uma internação por causa de alguma dor ou uma doença sentida na véspera. Isso porque a atenção à saúde deve ser constante, de modo que o indivíduo esteja certificado de que não há nada com que se preocupar porque o médico atestou isso”, explica Rodrigo Felipe, presidente do Grupo First, responsável pela You Saúde, da operadora de planos de saúde You Saúde.
Segundo ele, é importante realizar o check-up dentro do período recomendado pelo médico. Esse intervalo pode variar de seis meses até dois anos, em média. Essa disciplina aumentaria consideravelmente as consultas e realizações de exames. “Temos de mudar a mentalidade da população, de modo geral, que só vai ao médico quando está doente. Não por acaso, vemos os atendimentos de urgência e emergência mais cheios do que os consultórios. É necessário fazer uma mudança de hábito”, pontua o executivo da You Saúde.
Ele ressalta que o benefício de ir a mais consultas e realizar mais exames é ainda mais fácil para quem dispõe de um plano de saúde. “O maior benefício que um plano de saúde pode oferecer não é somente o acesso a hospitais privados com boa estrutura física e com profissionais gabaritados. Mais do que isso, é a possibilidade de realizar todos os procedimentos necessários para sentir-se bem porque está tudo bem. Isso oferece uma qualidade de vida, física e emocionalmente, que vale muito mais que uma internação. Os usuários precisam aproveitar melhor isso”, sustenta o CEO da You Saúde.
“Diferentemente do seguro de vida, de carro ou de casa, que pagamos todo mês na esperança de nunca precisar usá-los, o plano de saúde deve ser explorado ao máximo. Isto significa que a preocupação com a saúde é uma prioridade, fazendo jus efetivamente ao zelo pela qualidade de vida vivida de forma saudável”, finaliza.
Comentários
Enviar um comentário