Avançar para o conteúdo principal

Check-ups são a comprovação efetiva de que a saúde está em dia

 

freepik

Muita gente costuma associar a saúde à cura de uma doença, a uma internação ou aos atendimentos de urgência e emergência dos hospitais. Mas nem todo mundo se dá conta de que os profissionais estão mais atentos à prevenção do que à remediação. Na prática, isto deve significar uma preocupação maior com os check-ups. São esses atendimentos que garantem, efetivamente, a saúde do paciente.

Entre os procedimentos que compõem o check-up estão as consultas regulares e os exames de sangue, de urina e de fezes, o eletrocardiograma, a aferição da pressão arterial, dentre outros tantos. Tudo depende da especialidade. Mas o fato é que são eles que reúnem as informações que permitem ao profissional observar como está a saúde da pessoa.

“Os exames e as consultas é que mostram o quadro de saúde do paciente, não uma internação por causa de alguma dor ou uma doença sentida na véspera. Isso porque a atenção à saúde deve ser constante, de modo que o indivíduo esteja certificado de que não há nada com que se preocupar porque o médico atestou isso”, explica Rodrigo Felipe, presidente do Grupo First, responsável pela You Saúde, da operadora de planos de saúde You Saúde.

Segundo ele, é importante realizar o check-up dentro do período recomendado pelo médico. Esse intervalo pode variar de seis meses até dois anos, em média. Essa disciplina aumentaria consideravelmente as consultas e realizações de exames. “Temos de mudar a mentalidade da população, de modo geral, que só vai ao médico quando está doente. Não por acaso, vemos os atendimentos de urgência e emergência mais cheios do que os consultórios. É necessário fazer uma mudança de hábito”, pontua o executivo da You Saúde.

Ele ressalta que o benefício de ir a mais consultas e realizar mais exames é ainda mais fácil para quem dispõe de um plano de saúde. “O maior benefício que um plano de saúde pode oferecer não é somente o acesso a hospitais privados com boa estrutura física e com profissionais gabaritados. Mais do que isso, é a possibilidade de realizar todos os procedimentos necessários para sentir-se bem porque está tudo bem. Isso oferece uma qualidade de vida, física e emocionalmente, que vale muito mais que uma internação. Os usuários precisam aproveitar melhor isso”, sustenta o CEO da You Saúde.

“Diferentemente do seguro de vida, de carro ou de casa, que pagamos todo mês na esperança de nunca precisar usá-los, o plano de saúde deve ser explorado ao máximo. Isto significa que a preocupação com a saúde é uma prioridade, fazendo jus efetivamente ao zelo pela qualidade de vida vivida de forma saudável”, finaliza.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pesquisa revela que maioria dos brasileiros estava com sobrepeso, em 2021

  freepik Conforme dados, seis a cada 10 indivíduos apresentaram peso acima do recomendado pelo Índice de Massa Corpórea Uma pesquisa realizada pelo Vigitel, revelou que, em média 57,25% da população do Brasil estava com sobrepeso em 2021. Este resultado quer dizer que a cada 10 brasileiros, ao menos seis estão com o peso acima da média ideal, calculada pelo Índice de Massa Corpórea (IMC). Esses dados também revelam que condição é maior entre os homens, numa média de 59,9%, enquanto as mulheres registraram uma média de 55%. Outro ponto de pesquisa foi quanto a distribuição por faixas etárias, na qual problema era mais alto nas faixas de 45 a 54, chegando a 64,4%, e na faixa entre 55 e 64, chegando a 64%. A mesma pesquisa também fez uma comparação entre as capitais Brasileiras. As com maiores índices de sobrepeso eram Porto Velho (64,4%), Manaus (63,4%) e Porto Alegre (62%). Por outro lado, as com menores resultados foram São Luís (49,27%), Palmas (50,12%) e Vitória (51,49%). Para o...

Setembro Púrpura: conscientização do câncer ginecológico

  freepik Campanha busca conscientizar mulheres sobre a existência do câncer ginecológico e a importância do diagnóstico precoce O mês de setembro é voltado para a conscientização do câncer ginecológico que consiste em qualquer tumor maligno desenvolvido no útero, ovário, vulva ou vagina. Pensando nisso, o Hospital Felício Rocho aderiu à campanha Setembro Púrpura. “Esse tipo de câncer é bastante frequente, porém pouco falado. Nosso intuito com a campanha é alertar às mulheres sobre a existência dos tipos de câncer ginecológicos e ressaltar a importância de se consultar regularmente com o ginecologista. Somente desta forma, teremos a chance de fazer um diagnóstico precoce e com maiores chances de cura”, explica Dra. Karla Schettino, médica ginecologista do hospital de Belo Horizonte. A ideia do Setembro Púrpura surgiu em 1999, quando a Foudation Women’s Cancer percebeu a necessidade de abordar e conscientizar as mulheres sobre esses tipos de câncer. Desde então, a instituição lidera...

Dificuldade no tratamento de doenças raras pode ser caso judicial

  freepik Com mais de 13 milhões de brasileiros diagnosticados, portadores de doenças raras não são desamparados pela lei Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) doenças raras são aquelas que acometem um grupo de até 65 pessoas numa escala de 100 mil ou mais indivíduos. Neste universo de pessoas acometidas por algo que elas mesmas mal sabem o que é, uma dificuldade grande é o diagnóstico e ponto de partida para o tratamento. Ainda de acordo com a OMS há cerca de 7 mil doenças raras descritas no mundo, sendo 80% de origem genética e 20% de causas infecciosas, virais ou degenerativas. Um pouco mais a fundo, no Brasil, são 13 milhões de pessoas afetadas por alguma destas patologias, conforme o Ministério da Saúde.  Pela lógica, quanto menos demanda existir, mais fácil deveria ser para absorver, porém, quando o assunto são doenças raras essa matemática não é tão simples assim. O advogado especialista em direito médico e direito público, Thayan Fernando Ferreira contextualiza o a...