Avançar para o conteúdo principal

Campanhas do Abril Verde combatem sedentarismo de boa parte dos brasileiros

 

freepik

O mês de abril vem se tornando uma referência nacional para o combate ao sedentarismo que toma conta do país. Atualmente há uma abundância de pesquisas locais e internacionais que colocam o Brasil num ranking indigesto: somos o país mais sedentário da América do Sul e um dos líderes no levantamento global. A constatação está no Status Global sobre Atividade Física 2022, um relatório publicado em outubro do ano passado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A pesquisa mostra que, dos 194 países analisados pelo órgão, menos da metade possui políticas públicas concretas para o combate ao sedentarismo. Dentre aqueles onde há algum tipo de política, menos de 40% apresentam efetividade nas ações de incentivo às atividades físicas. Ou seja, não apenas o Brasil, mas o mundo de modo geral está sedentário, e a OMS calcula, em forma de advertência, que até 2030 deverão ser 500 milhões de pessoas com a saúde afetada em decorrência do sedentarismo.

Se nada for feito para reverter o quadro, a previsão da Organização é de que os governos tenham de enfrentar custos de aproximadamente US$ 27 bilhões por ano com políticas de saúde decorrentes de uma massa de sedentários. “É um cenário caótico, e que revela a importância e até a urgência de ações como as do Abril Verde, que focam na tentativa de estimular as pessoas a praticarem atividades físicas regulares”, afirma Rodrigo Felipe, presidente do Grupo First, responsável pela You Saúde, operadora de planos de saúde.

“Hoje enfrentamos um paradoxo global. O sedentarismo também ocorre em função do consumo maior de telas, mas boa parte desse consumo aumentou porque o teletrabalho ganhou mais força nos últimos anos. Ou seja, as pessoas estão em casa por mais tempo, mas muitas em regime de trabalho. Não podemos combater esse tempo, porque ele nem sempre é ocioso. A luta talvez tenha de ser pelo equilíbrio”, analisa Rodrigo Felipe.

Por outro lado, ele aponta que também é preciso promover políticas públicas mais agressivas, visto que a realidade de quem trabalha em regime de home office não necessariamente é a predominante. Em março do ano passado, uma pesquisa do IBGE já mostrava que 47% da população brasileira é sedentária, e entre os jovens esse índice chega aos 84%.

“Essa margem não é de pessoas que já estão no mercado de trabalho. Uma fração desses números é composta por pessoas que estão em casa quando poderiam estar caminhando, numa academia ou fazendo algum outro tipo de atividade. O Abril Verde é a oportunidade de conversar com pessoas de diferentes realidades, e apresentar a necessidade de praticar atividades físicas a todas elas, com diferentes abordagens”, conclui o gestor da You Saúde.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Allp Fit inova ao oferecer serviços que ampliam experiência do usuário

  Serviços extras vão desde estacionamento exclusivo a aplicativo para atividade física em casa e doses diárias de pós-treino e whey ‌ Crédito: divulgação Allp Fit O setor de academias avançou bastante no Brasil nos últimos anos. Atualmente, são mais de 32 mil estabelecimentos, de acordo com a Cortex, empresa que atua com inteligência de vendas B2B na América Latina. Depois de dois anos turbulentos em razão da pandemia, quando muitas empresas do setor fecharam as portas, a retomada indica um alto crescimento em comparação com 2019, antes do período de isolamento. “A diferença deste momento é que o setor avançou muito na prestação do serviço, que ficou bem mais completo. E é nisso que estamos bastante engajados”, conta Anderson Franco, empreendedor que fundou a rede de academias Allp Fit. Para alcançar o público, a marca oferece uma variedade de produtos e serviços que influenciam na escolha dos usuários, fortalecendo o sucesso da empresa. “Há alguns anos, quesitos como localização, pre

Implante zigomático traz nova alternativa na implantodontia

  Técnica é benéfica para pacientes que sofreram perda óssea maxilar Crédito: Freepik Implantes dentários têm se tornado uma solução cada vez mais popular para a substituição de dentes perdidos, proporcionando tanto benefícios estéticos quanto funcionais. Anualmente, no Brasil, são realizados pelo menos 800 mil procedimentos e colocados cerca de 2,4 milhões de próteses dentárias, segundo a  Associação Brasileira de Dispositivos Médicos (Abimo) , que representa os fabricantes do setor. Assim, a técnica de implante zigomático chega como uma alternativa que pode transformar a vida de pacientes. Na odontologia moderna, os implantes zigomáticos podem oferecer uma solução eficaz para pacientes com perda óssea severa na região maxilar. Esses implantes, que são ancorados no osso zigomático, em vez do osso maxilar tradicional, permitem a reabilitação oral mesmo em casos em que a quantidade óssea é insuficiente para suportar implantes convencionais. É o que explica o cirurgião-dentista Dr. Paulo

You Saúde é reconhecida como um bom local para se trabalhar

  Crédito: Freepik O leque de opções de planos de saúde no Brasil é vasto, de modo que exige uma pesquisa bastante minuciosa por parte dos clientes. De modo geral, as recomendações são para que o interessado analise a rede de atendimento, a cobertura do plano, as especialidades disponíveis e a carência exigida para cada tipo de serviço. Mas um aspecto nem sempre perceptível é o grau de satisfação dos profissionais que trabalham pela operadora de saúde. Quanto mais satisfeitos, maior é a vontade dos colaboradores de vestir a camisa da empresa e de entregar o máximo de esforço em favor dos clientes. Um mérito que a operadora de planos de saúde You Saúde conquistou rapidamente desde que foi fundada, em 2020. Em apenas três anos, a organização foi classificada para entrar no ranking GPTW BR 2023 como importante referência para o mercado de trabalho nacional. A sigla GPTW vem do nome Great Place to Work – Melhores empresas para trabalhar, na tradução –, cuja análise é feita nos âmbitos naci