Avançar para o conteúdo principal

Banda Bistrô lança primeiro EP de seu álbum de estreia, “Bistrô Ao Vivo”

 

crédito: arquivo pessoal

Com sete faixas, trabalho apresenta sonoridade eclética do grupo mineiro

Assista ao vídeo de “Demora Não”: 

Bistrô é o nome que melhor sintetiza o grupo mineiro formado por Wallace Laender (voz e baixo), Peterson Soares (voz e guitarra), Winil Soares (guitarra) e Leo Brito (bateria), criado durante encontros gastronômicos e musicais em Belo Horizonte.

Com integrantes que são chefs, o tempero atravessou a culinária e chegou à mistura musical de MPB, soul music, pop rock e mais, apresentada no primeiro trabalho ao vivo da banda. Nesta sexta (17), eles lançam a parte 1 do projeto “Bistrô Ao Vivo”, com sete faixas. O destaque é a inédita e autoral “Demora Não”.

“Foi uma experiência maravilhosa estar com meus irmãos no palco tocando pra nossa galera, pessoas que curtem nosso som. Foram músicas que nasceram de experiências vividas, imaginadas, assim como a arte da música pode proporcionar”, comenta Wallace Laender. Peterson Soares completa: “Pra mim, gravar este DVD ao vivo é celebrar todos esses anos de um trabalho que nasceu despretensioso e foi ganhando forma e corpo com o passar do tempo, celebrando de certa forma também a vida, a família e os amigos”.

Winil Soares compartilha: “A gravação do DVD foi assentada nos sentimentos de gratidão e alegria. A sensação de que nossa música tem espaço, tem forma e identidade. Foi tudo lindo, como tinha que ser!”. E Leo Brito finaliza: "Foi necessário uma grande entrega de todos e, nesse processo, gastamos praticamente todas as nossas energias, mas vou confessar uma coisa: no momento do show, quando recebemos do público, a energia em dobro, entendi que todo esforço valeu a pena".

Composição de autoria do quarteto, gravada na voz de Wallace Laender, “Demora Não” foi a canção escolhida para puxar o lançamento do primeiro projeto ao vivo do grupo. A sequência incorpora a canção “Primeiros Erros”, composição de Kiko Zambianchi, conhecida na voz da banda Capital Inicial. Na interpretação da Bistrô, quem empresta a voz é Peterson Soares. Em seguida, a banda apresenta o clássico de Vital Farias “Ai que Saudade d´Ocê”, interpretado por Wallace Laender.

A canção autoral “Vida” dá sequência ao lançamento, com Wallace e Peterson nos vocais. “Te Amando Calado”, cantada por Wallace Laender, é a faixa autoral que chega na sequência. Em seguida, mais uma regravação: “Sorri, Sou Rei”, eternizada pela banda Natiruts, agora na interpretação de Peterson Soares e da cantora convidada Rayane Boldrine. Finalizando este primeiro volume do projeto, o caçula do grupo, Winil Soares, apresenta a composição própria “Quer Saber”. Os vídeos de todas as sete faixas já estão disponíveis no canal do grupo no YouTube.

Gravado em Belo Horizonte (MG), com direção de Bruno Lellis, o DVD “Bistrô Ao Vivo” aposta em faixas inéditas e autorais, misturadas a regravações que sintetizam as referências musicais do grupo. O projeto tem a missão de apresentar a performance ao vivo e a desenvoltura dos meninos no palco, além do entusiasmo, sintonia e energia mineira de cada um. O trabalho ainda conta com as participações especiais da cantora Rayane Boldrine e da violoncelista Maria Carolina Rodrigues da Costa. O lançamento será feito em três etapas e chega completo para o público ainda no primeiro semestre de 2023.

Sobre a Banda Bistrô
Lá por 2012, os irmãos Wallace Laender, Peterson Soares e Winil Soares mais o amigo Leo Brito resolveram iniciar uma série de encontros gastronômicos caseiros, temperados com música, como forma de unir esses dois talentos que eles compartilhavam.

O grupo, surgido na informalidade, começou a se apresentar em eventos universitários, festas particulares e também em cidades do interior do estado. Embalados nesse processo, os quatro se permitiram sonhar com uma carreira profissional. Passados alguns anos, a distância entre o sonho e a realidade tornou-se consideravelmente mais curta.

Batizado Bistrô – numa alusão direta aos dotes culinários dos integrantes (Peterson e Leo são chefs de cozinha) –, o grupo assinou em 2021 com a Sony Music Brasil. Recentemente, em fevereiro de 2023, lançaram o single “Amigo Joel”. A canção é uma composição de Moraes Moreira e Luiz Galvão, dois grandes nomes da MPB que integraram os Novos Baianos, e é o único lançado após a morte de Moraes Moreira. O primeiro trabalho em parceria com a gravadora foi o EP “Minha Preta”, em 2022.

Ao longo dos últimos 11 anos, a Bistrô vem construindo sua trajetória. Tanto é assim que, antes de “Minha Preta”, o grupo já contabilizava alguns registros fonográficos: o álbum “Por Que Não?”, de 2018, os EPs “Eternos Namorados” e “Bistrô de Natal”, ambos de 2020, e alguns singles dispersos, apresentados ao público a partir de 2017.

A banda tem entre suas referências, os cantores Chico Buarque, Caetano e Gil, mas pondera, também, que busca não se ater a um gênero específico e que seu caldeirão sonoro abarca muitos outros ingredientes para conversar com todas as tribos.

Ficha técnica EP 1 “Bistrô Ao Vivo”:
Direção Vídeo: Bruno Lellis
Diretor de fotografia: Bruno Lellis
Assistentes de direção: Gustavo Cardoso; Iuri Wagner; Lucas Almeida
Editor: Gustavo Henrique Lellis de Souza
Cor: Gustavo Henrique Lellis de Souza
Iluminação: Ricardinho
Câmeras: Tiago Martins; Alvaro Henrique; Mateus Alcante; Ian Moutinho; Panda.mov; José Hudson Pereira; Ewerton Costa; Wellington Costa
Intérprete: Banda Bistrô

Intérprete de cada música:
• Demora não - Wallace Lander
• Primeiros Erros - Peterson Soares
• Ai que saudade de você - Wallace Lander
• Vida - Wallace Lander
• Te amando Calado- Wallace Lander
• Sorri Sou Rei - Peterson Soares e Rayane Boldrine
• Quer Saber - Winil Soares

Violão: Winil Soares
Teclados e piano: João Raphael
Contrabaixo: Marcelo Marques
Guitarra Solo: Daniel Marques
Bateria: Leo Brito
Percussão: Jordan Macedo
Produção Musical: Jordan Macedo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mortes por abuso alcoólico crescem na pandemia

Freepik Excessos etílicos podem gerar mais de 200 tipos de doenças Os casos de óbitos por uso abusivo de bebidas alcoólicas aumentaram em 47% entre 2020 e 2021 nos Estados Unidos, especialmente na faixa etária de 25 a 44 anos. Esta foi mais uma dentre as diversas consequências indiretas provocadas pela covid-19, segundo estudo científico recém-publicado no Jama Network Open, realizado por pesquisadores do Centro Médico Cedars-Sinai, na Califórnia. “Embora esses números tenham recorte local, eles se repetiram, em maior ou menor grau, em todo o mundo. Nos primeiros meses da pandemia, observamos uma explosão de registros de pacientes em unidades hospitalares particulares de cidades como Belo Horizonte, Vitória e Recife para tratar de complicações relacionadas ao abuso de álcool”, relata Rodrigo Felipe, presidente do Grupo First, responsável pelo convênio You Saúde. De fato, estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universi...

Odontologia estética tem relação com autoestima

  freepik Estudo brasileiro percebeu que um sorriso bonito pode ser capaz de modificar para melhor o humor de pacientes odontológicos Pesquisadores brasileiros realizaram um estudo que identificou uma relação direta entre a odontologia estética e a autoestima das pessoas. Conforme publicação, a aparência do indivíduo é um elemento fundamental para fazer com que ele se sinta bem fisicamente e emocionalmente, além de motivado para os desafios cotidianos, e o sorriso é um elemento fundamental para essa sensação. Os resultados deste estudo apresentam que o funcionamento dental e a estética facial desejada têm potencial para elevar a autoestima do indivíduo. Ainda de acordo com o artigo, por outra vertente, é possível relacionar os processos que acometem a integridade estrutural e funcional dos dentes e rosto, causando diversos problemas graves locais ou até mesmo sistêmicos. Mestre e especialista em implantodontia e odontologia estética, Dr. Paulo Coelho Andrade explica o que é a odont...

Jejum pode engordar

  freepik Especialista revela quais os principais erros em dietas da moda O jejum para emagrecer não é exatamente o mesmo utilizado para melhorar a imunidade e a longevidade. Quando você passa horas seguidas sem se alimentar e de forma regular, você pode até emagrecer, mas pode causar um estrago no seu metabolismo. “Ficar sem comer sem planejamento, faz com que o seu metabolismo fique mais lento e se você comer um pouquinho a mais vai engordar vai ganhar muito peso na forma de gordura”, alerta Sarina Occhipinti, especialista em clínica médica. Uma pesquisa de revisão da Universidade da Flórida, publicada pela The Obesity Society , demonstrou que para que o jejum tenha uma atividade metabólica, isto é, para que ele não faça seu metabolismo ficar lento, ele precisa cumprir algumas regras. Segundo o estudo, durante o jejum é necessário que seja mudado o “disruptor metabólico” do gasto de energia. “É como se fosse a chave geral do seu metabolismo. Isto é, o corpo precisa parar de dar p...