Avançar para o conteúdo principal

Perigo em forma de saúde: excesso de Vitamina D pode gerar sérias consequências à saúde

 

freepik

 A Vitamina D costuma ser sinônimo de saúde. De fato, ela tem papel fundamental na produção de cálcio e de fósforo, que mantêm ossos e dentes mais fortes. Um organismo com quantidades adequadas do nutriente também sente melhora no sistema imunológico, pode apresentar fortalecimento muscular e pode até ser um reforço para o combate à diabetes. Por tudo isso, sobram produtos ricos em Vitamina D no mercado, e mais ainda pessoas que consomem livremente este nutriente.

O que pouca gente considera é que o uso excessivo de Vitamina D pode provocar sérias consequência à saúde. E foi esse o sofrimento enfrentado por Ellen Carvalho. Com um sério agravante para a paulistana: a super dosagem de Vitamina D aconteceu por recomendação médica. O objetivo do tratamento, realizado em 2019, era de fazer uma troca do método contraceptivo. A profissional que acompanhou Ellen aplicou a vitamina como parte de um protocolo de injetáveis, dentro da própria clínica, mas a estratégia acabou dando errada.

“Eu tive uma intoxicação de Vitamina D. Foram quase três meses passando muito mal. A minha urina tinha muita espuma, eu tinha náuseas direto, não conseguia nem dirigir o carro. Eu não conseguia comer porque tinha falta de apetite, uma fadiga tenebrosa. Tive coisas que nunca passei, como enxaqueca, dormência nos braços, rigidez nos dedos, dores articulares nos membros superiores e inferiores. Eu não conseguia nem lavar o cabelo de tanta dor nas articulações”, relata.

Por conta dos problemas, a jovem precisou ser levada para a UTI de um hospital em São Paulo, onde ficou 4 dias sob cuidados intensivos e por pouco não precisou de hemodiálise. “Eu sempre ouvi falar bem da Vitamina D e não imaginava que, mesmo com supervisão médica eu pudesse estar em risco” Depois disso Ellen precisou de meses para se recuperar, física e emocionalmente.
Dra. Sarina Occhipinti, especialista em Clínica Médica, que cuidou de Ellen na sua recuperação, após o incidente, revela que os quadros de hipervitaminose D estão ficando cada vez mais frequentes, principalmente pós pandemia, visto que a vitamina se provou efetiva para fortalecer a imunidade dos pacientes com COVID 19.

“Uma quantidade elevada de Vitamina D na corrente sanguínea, pode provocar absorção excessiva de cálcio intestinal, causando hipercalcemia aguda. Os sintomas iniciais são náuseas, fraqueza muscular e desidratação, que podem progredir para perda de apetite, perda de peso e até confusão mental. Há casos em que há comprometimento da função renal pelos efeitos vasoconstritores diretos no músculo liso das pequenas artérias renais. Por isso, a indicação de Vitamina D exige um controle cuidadoso e altas doses na forma de injetáveis devem ser contra-indicadas de rotina”, explica a médica.

Segundo Sarina Occhipinti, o tratamento para a intoxicação é a suspensão imediata do uso de Vitamina D, hidratação e se necessário uso de diuréticos associados.“O paciente deve entender que tudo em excesso no corpo faz mal de alguma maneira. No caso da Vitamina D, sabe-se que é necessária para várias funções do corpo e pode até ser uma estratégia em algumas doenças inflamatórias específicas, mas seu uso irresponsável pode levar até à morte”, adverte a médica.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Allp Fit inova ao oferecer serviços que ampliam experiência do usuário

  Serviços extras vão desde estacionamento exclusivo a aplicativo para atividade física em casa e doses diárias de pós-treino e whey ‌ Crédito: divulgação Allp Fit O setor de academias avançou bastante no Brasil nos últimos anos. Atualmente, são mais de 32 mil estabelecimentos, de acordo com a Cortex, empresa que atua com inteligência de vendas B2B na América Latina. Depois de dois anos turbulentos em razão da pandemia, quando muitas empresas do setor fecharam as portas, a retomada indica um alto crescimento em comparação com 2019, antes do período de isolamento. “A diferença deste momento é que o setor avançou muito na prestação do serviço, que ficou bem mais completo. E é nisso que estamos bastante engajados”, conta Anderson Franco, empreendedor que fundou a rede de academias Allp Fit. Para alcançar o público, a marca oferece uma variedade de produtos e serviços que influenciam na escolha dos usuários, fortalecendo o sucesso da empresa. “Há alguns anos, quesitos como localização, pre

Implante zigomático traz nova alternativa na implantodontia

  Técnica é benéfica para pacientes que sofreram perda óssea maxilar Crédito: Freepik Implantes dentários têm se tornado uma solução cada vez mais popular para a substituição de dentes perdidos, proporcionando tanto benefícios estéticos quanto funcionais. Anualmente, no Brasil, são realizados pelo menos 800 mil procedimentos e colocados cerca de 2,4 milhões de próteses dentárias, segundo a  Associação Brasileira de Dispositivos Médicos (Abimo) , que representa os fabricantes do setor. Assim, a técnica de implante zigomático chega como uma alternativa que pode transformar a vida de pacientes. Na odontologia moderna, os implantes zigomáticos podem oferecer uma solução eficaz para pacientes com perda óssea severa na região maxilar. Esses implantes, que são ancorados no osso zigomático, em vez do osso maxilar tradicional, permitem a reabilitação oral mesmo em casos em que a quantidade óssea é insuficiente para suportar implantes convencionais. É o que explica o cirurgião-dentista Dr. Paulo

You Saúde é reconhecida como um bom local para se trabalhar

  Crédito: Freepik O leque de opções de planos de saúde no Brasil é vasto, de modo que exige uma pesquisa bastante minuciosa por parte dos clientes. De modo geral, as recomendações são para que o interessado analise a rede de atendimento, a cobertura do plano, as especialidades disponíveis e a carência exigida para cada tipo de serviço. Mas um aspecto nem sempre perceptível é o grau de satisfação dos profissionais que trabalham pela operadora de saúde. Quanto mais satisfeitos, maior é a vontade dos colaboradores de vestir a camisa da empresa e de entregar o máximo de esforço em favor dos clientes. Um mérito que a operadora de planos de saúde You Saúde conquistou rapidamente desde que foi fundada, em 2020. Em apenas três anos, a organização foi classificada para entrar no ranking GPTW BR 2023 como importante referência para o mercado de trabalho nacional. A sigla GPTW vem do nome Great Place to Work – Melhores empresas para trabalhar, na tradução –, cuja análise é feita nos âmbitos naci