Avançar para o conteúdo principal

Brasil sofre cada vez mais de depressão

 

freepik

Tratamento adequado e acompanhamento médico é essencial para conter doença que já acomete mais de 11% dos brasileiros

Um boletim recente, divulgado pela Pesquisa Vigitel 2021, identificou um preocupante aumento no número de casos de depressão, no Brasil. Conforme os dados, 11,3% dos brasileiros receberam um diagnóstico médico da doença.
Essas estatísticas, segundo a Organização Mundial de Saúde, colocam o Brasil na ponta do ranking de países com mais pessoas depressivas no mundo. Como dados não mentem, podemos interpretar este cenário como crítico para os brasileiros, uma vez que a depressão é uma doença severa e de tratamento a longo prazo.
“A depressão como um transtorno psíquico causada pela complexa interação entre fatores biológicos, psicológicos e ambientais, podendo ser também secundária a uso de alguns medicamentos ou transtorno de dependência química. Ela tem cura, mas para tratarmos, precisamos de um trabalho muito além do medicamentoso”, explica Dra. Sarina Occhipinti, médica com especialidade em clínica médica, pós-graduada em endocrinologia, com curso de Endocrinologia Avançada pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos.
Outro dado preocupante, também apresentado pela OMS, é que nas Américas, sete em cada dez pessoas com esse tipo de transtorno não recebem o tratamento necessário. Nesta margem tão grande, uma dúvida recorrente tanto para a comunidade médica quanto para as pacientes é quanto ao tratamento adequado para a depressão. Há muitos debates envolvendo o uso de antidepressivos e acompanhamento psicoterapêutico, mas o consenso é que o quem sofre de depressão jamais pode ficar distante dos olhos dos especialistas.
“A procura por tratamentos para depressão muitas vezes é dificultada pela negação da doença, pela crença de que os sintomas são normais e passageiros, pela falta de apoio de amigos e familiares e pelo medo do preconceito e dos estigmas associados a esse transtorno. Além disso, outras doenças devem ser investigadas antes de se indicar o uso de antidepressivos. Alterações hormonais por exemplo, podem confundir o médico na hora do diagnóstico correto”, orienta Dra. Sarina.
A médica explica que queda dos níveis de alguns hormônios em mulheres e homens, que estão envelhecendo, pode causar angústia, falta de motivação, humor diminuído, desprazer pela vida, sintomas típicos de depressão. Mulheres na menopausa apresentam melhora desses sintomas com terapia de reposição hormonal adequada e homens que apresentam baixos níveis de produção de testosterona, recuperam seu humor e energia com o uso do hormônio.
“Outra alteração endócrina que pode simular sintomas depressivos é o hipotireoidismo, que pode ocorrer a qualquer idade e que na maioria das vezes é corrigido de forma simples, com a indicação do hormônio tireoidiano. Enfim, antes mesmo do tratamento, a avaliação clínica e a investigação exaustiva das causas são de suma importância para que o paciente possa receber os cuidados devidos. Como eu sempre digo, sentir-se mal, nunca é normal, procure ajuda”, aconselha a especialista.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Allp Fit inova ao oferecer serviços que ampliam experiência do usuário

  Serviços extras vão desde estacionamento exclusivo a aplicativo para atividade física em casa e doses diárias de pós-treino e whey ‌ Crédito: divulgação Allp Fit O setor de academias avançou bastante no Brasil nos últimos anos. Atualmente, são mais de 32 mil estabelecimentos, de acordo com a Cortex, empresa que atua com inteligência de vendas B2B na América Latina. Depois de dois anos turbulentos em razão da pandemia, quando muitas empresas do setor fecharam as portas, a retomada indica um alto crescimento em comparação com 2019, antes do período de isolamento. “A diferença deste momento é que o setor avançou muito na prestação do serviço, que ficou bem mais completo. E é nisso que estamos bastante engajados”, conta Anderson Franco, empreendedor que fundou a rede de academias Allp Fit. Para alcançar o público, a marca oferece uma variedade de produtos e serviços que influenciam na escolha dos usuários, fortalecendo o sucesso da empresa. “Há alguns anos, quesitos como localização, pre

Implante zigomático traz nova alternativa na implantodontia

  Técnica é benéfica para pacientes que sofreram perda óssea maxilar Crédito: Freepik Implantes dentários têm se tornado uma solução cada vez mais popular para a substituição de dentes perdidos, proporcionando tanto benefícios estéticos quanto funcionais. Anualmente, no Brasil, são realizados pelo menos 800 mil procedimentos e colocados cerca de 2,4 milhões de próteses dentárias, segundo a  Associação Brasileira de Dispositivos Médicos (Abimo) , que representa os fabricantes do setor. Assim, a técnica de implante zigomático chega como uma alternativa que pode transformar a vida de pacientes. Na odontologia moderna, os implantes zigomáticos podem oferecer uma solução eficaz para pacientes com perda óssea severa na região maxilar. Esses implantes, que são ancorados no osso zigomático, em vez do osso maxilar tradicional, permitem a reabilitação oral mesmo em casos em que a quantidade óssea é insuficiente para suportar implantes convencionais. É o que explica o cirurgião-dentista Dr. Paulo

You Saúde é reconhecida como um bom local para se trabalhar

  Crédito: Freepik O leque de opções de planos de saúde no Brasil é vasto, de modo que exige uma pesquisa bastante minuciosa por parte dos clientes. De modo geral, as recomendações são para que o interessado analise a rede de atendimento, a cobertura do plano, as especialidades disponíveis e a carência exigida para cada tipo de serviço. Mas um aspecto nem sempre perceptível é o grau de satisfação dos profissionais que trabalham pela operadora de saúde. Quanto mais satisfeitos, maior é a vontade dos colaboradores de vestir a camisa da empresa e de entregar o máximo de esforço em favor dos clientes. Um mérito que a operadora de planos de saúde You Saúde conquistou rapidamente desde que foi fundada, em 2020. Em apenas três anos, a organização foi classificada para entrar no ranking GPTW BR 2023 como importante referência para o mercado de trabalho nacional. A sigla GPTW vem do nome Great Place to Work – Melhores empresas para trabalhar, na tradução –, cuja análise é feita nos âmbitos naci